Certificação de Software: Despacho n.º 8632/2014

ENQUADRAMENTO  
Na sequência do comunicado do dia 13.03.2015, a PRIMAVERA informa que a disponibilização da nova versão do ERP v9.0, que permitirá cumprir com as regras previstas no Despacho n.º 8632/2014, ocorrerá até final de junho de 2015.
Tal como referido, este despacho impõe um reforço das regras de controlo a que os programas informáticos de faturação estão obrigados no âmbito da certificação de software. Das várias medidas destacam-se o controlo do acesso à aplicação (password e validação da qualidade da mesma), a obrigatoriedade do uso de planos de manutenção (cópias de segurança), a alteração da funcionalidade “Dentro de ficheiros” para impedir a atualização direta da base de dados e o controlo da parametrização e desenho dos formulários que são usados na impressão de documentos sujeitos a certificação.

ADEQUAÇÃO DA V8.10 ÀS NOVAS  REGRAS
Face aos inúmeros pedidos de esclarecimento recebidos, a PRIMAVERA vem deste modo clarificar que a correta utilização/configuração da versão 8.10 permite cumprir com a generalidade das regras indicadas no despacho supracitado.
No caso dos mapas, os layouts standard da aplicação cumprem com os novos requisitos. No caso dos layouts personalizados, estes também cumprem com os novos requisitos, desde que configurados de acordo com determinadas regras.